Prevenção
Inmet emite alertas para Alagoas com previsão de chuvas e ventos intensos
Zona de Convergência Intertropical influencia na ocorrência de precipitações no Nordeste
Alagoas recebeu dois alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta segunda-feira, 26. Existe previsão de precipitações e ventos intensos até o final da terça-feira, 27. Os alertas apontam condições que podem trazer riscos à população, como alagamentos, vento intenso e queda de galhos de árvores, entre eles.
O órgão recomenda à população que, em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a estruturas como placas e torres de comunicação. Também sugere o desligamento de aparelhos eletrônicos conectados à tomada como medida preventiva.
Segundo sites que fazem o acompanhamento do clima no país, os temporais típicos do verão vão predominar sobre o Brasil nesta última semana de janeiro. O segundo episódio da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul terminou no domingo, 25, causando volumes de chuva extremamente elevados nos últimos dias, entre 200 a 400 mm, em diversas áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Agora, começa a atuar a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que se aproxima do Brasil e traz chuva para áreas do Nordeste. As pancadas de chuva vão continuar ocorrendo por quase todo o país esta semana, por causa da grande disponibilidade de umidade e de calor. O aumento do calor especialmente em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste será um dos destaques das condições do tempo no Brasil na última semana de janeiro.
No decorrer desta última semana de janeiro, a chuva tende a aumentar sobre o norte do Nordeste, abrangendo a faixa entre o centro-norte do Maranhão e do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba. Alguns eventos de chuva forte ocorreram na semana passada no litoral do Maranhão, do Rio Grande do Norte, no interior da Bahia, do Ceará e do Piauí.
As autoridades orientam a quem precisa de informações ou assistência sobre os efeitos das chuvas que procure a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, no número 193.Com a chegada de instabilidades, moradores da capital e do interior devem acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar cuidados para reduzir impactos de um período de tempo mais severo.



